Últimas atualizações
Metanálise sobre desfechos de mortalidade com hidroxicloroquina e cloroquina em COVID-19
Metanálise publicada na Nature Communications aponta que tratamento com HCQ para COVID-19 está associado ao aumento de mortalidade, e que não há nenhum benefício do uso da cloroquina baseado em dados de estudos clínicos randomizados disponíveis atualmente.
[Artigo] Genomics and epidemiology of the P.1 SARS-CoV-2 lineage in Manaus, Brazil
Estudo utilizou dados genômicos e epidemiológicos da variante P.1. Os autores estimam que a P.1 é mais transmissível, e que a infecção por linhagens não-P.1 oferecem 54-79% da proteção a P.1 em relação a não-P.1.

CRMs vão investigar prescrição e divulgação de medicamentos sem eficácia
Matéria do Estadão discute os movimentos recentes de alguns conselhos médicos no sentido de investigar médicos que proveram e prescreveram medicamentos sem eficácia.
Por que muitos bebês têm morrido de COVID-19 no Brasil?
Matéria publicada na BBC News aponta fatores que possam estar ligados a maior mortalidade.
Padrão espaço-temporal de propagação da COVID-19 no Brasil
Artigo publicado na Science apontou o padrão de propagação da COVID-19 no Brasil.

Pesquisa realizada por brasileiros aponta que desigualdades socioeconômicas afetaram o curso da pandemia no Brasil
Estudo publicado no The Lancet Global Health aponta que desigualdades socioeconômicas afetaram o curso da pandemia no Brasil, mais do que idade, estado de saúde, e outros fatores de risco para COVID-19.

Estudo aponta associação entre a prática de atividades físicas regularmente com menor risco de desenvolvimento de quadro grave de COVID-19
Estudo publicado no British Journal of Sports Medicine aponta correlação positiva entre a prática regular de exercícios físicos e menor risco de desenvolvimento de quadro grave de COVID-19. Os autores recomendam que os esforços para promover a atividade física sejam priorizados pelos órgãos de saúde pública e incorporados aos cuidados médicos de rotina.
FDA suspende temporariamente e por precaução a aplicação da vacina da Johnson & Johnson
O FDA suspendeu temporariamente e por precaução a aplicação da vacina da Johnson & Johnson para melhor avaliar formação de coágulos em 6 americanas em cerca de 7 milhões de doses aplicadas. Até melhor obtenção de dados e considerando a baixa incidência dos casos, trata-se mais de uma medida de segurança e proteção da população, garantindo a seriedade e segurança do processo de vacinação.
Preprint do estudo PRINCIPLE aponta para possível uso de budesonida inalória em pessoas com fatores de risco, levando a um menor tempo de recuperação
Variante primeiramente identificada na África do Sul pode escapar da proteção fornecida pela vacina da Pfizer/BioNTech
Preprint de estudo realizado em Israel aponta possível evasão da variante B.1.351 da vacina BNT162b2.