Últimas atualizações
Nova variante encontrada apresentou um “salto de evolução”, e acende alerta vermelho para muitos cientistas
Texto publicado na seção de notícias da Nature destaca reunião realizada hoje na África do Sul em que cientistas apresentaram resultados do sequenciamento genético de uma variante nova, B1.1.529, encontrada na província de Gauteng.
Estudos sugerem que alguns antidepressivos podem reduzir o risco de morte por COVID-19
Matéria do The Boston Globe destaca pesquisas recentes que analisaram um possível efeito protetor de antidepressivos em reduzir o risco de morte por COVID-19.
AstraZeneca anuncia preliminarmente que coquetel de drogas oferece 83% de proteção ao longo de 6 meses
Matéria do Estadão discute press release liberado pela AstraZeneca que aponta proteção contra COVID-19 por 6 meses com coquetel AZD7442(ou Evusheld) de drogas desenvolvidos pela farmacêutica.
O que se sabe até o momento sobre diminuição de proteção
Artigo do The New York Times descreve os últimos achados sobre a eficácia das vacinas aprovadas nos Estados Unidos contra a COVID-19. Apesar das vacinas da Pfizer e da Moderna apresentarem declino de eficácia com o tempo, a proteção contra hospitalizações e morte ainda se mantém alta. O objetivo das vacinas é proteger contra desfechos que envolvem morte e hospitalização. No entanto, o declino geral de eficácia, provavelmente levará a um aumento de casos gerais.
81,8% da população adulta – 52,8% da pop. geral – da cidade de SP apresenta anticorpos neutralizantes, aponta estudo do SoroEPI MSP
Matéria do Estadão destaca últimos dados publicados pelo SoroEPI MSP sobre a presença de anticorpos neutralizantes na população de São Paulo (fase 7 do estudo). No Município de São Paulo, 52,8 % da população adulta já possuem anticorpos contra a nucleoproteína do SARS-CoV-2.
Pfizer entra com pedido no FDA para oferecer boosters a todos adultos
Matéria do The Boston Globe destaca pedido da Pfizer/BioNTech junto ao FDA. A empresa entrou com pedido para que boosters sejam oferecidos a toda a população adulta, e não somente a pessoas de alto risco.
Pílula da Pfizer diminuiu em 89% risco de morte ou hospitalização, segundo farmacêutica
Matéria do The New York Times destaca press release liberado pela Pfizer sobre seu estudo clínico mais recente com Paxlovid™ (PF-07321332; ritonavir). A droga apresentou redução de 89% nos desfechos de morte e hospitalização comparada ao placebo quando iniciada em até 3 dias do início dos sintomas. O tratamento consiste em 30 pílulas em 5 dias, a qual 10 são de Ritonavir (droga já utilizada no tratamento de HIV como booster). A PF-07321332 é uma inibidora de protease.
Estudo publicado na Science aponta fator que torna a Delta mais transmissível
Essa mutação ajuda o vírus a infectar a célula de maneira mais efetiva, por conter mais RNA. Isso é importante porque muitas partículas podem ter perda parcial ou total do genoma viral de RNA.
Europa volta a ser epicentro da COVID-19 e ainda não se sabe sobre a capacidade das vacinas em anular a transmissão
Casos aumentam na Europa, mesmo em países com porcentagens significativas da população vacinada. Uma das possiblidades é a liberação de medidas protetivas antes do tempo ideal (uso de máscaras e distanciamento). Autores do NEJM discutem a possibilidade de as vacinas não cortarem a transmissão, e possíveis cenários futuros.
Estudo brasileiro aponta menor tempo de hospitalização com o uso de fluvoxamina
Estudo do grupo TOGETHER publicado no The Lancet Global Health comparou a eficácia da fluvoxamina contra em placebo em prevenir hospitalizações. O tratamento com fluvoxamina (100mg, 2x/dia por 10 dias) entre pacientes de alto risco com diagnóstico precoce reduziu a necessidade de hospitalização definida como a retenção em uma unidade de emergência ou a um hospital terciário.