Últimas atualizações

A máscara te protege, mesmo que apenas você esteja usando no ambiente
Matéria do The New York Times destaca o papel importante do uso de máscaras, mesmo que seu uso seja realizado por apenas parte das pessoas. O texto destaca a proteção gerada em um surto que ocorreu em um hotel na Suíça, em que pessoas que usavam máscaras não foram infectadas; e um estudo do Tennessee em que locais em que havia leis sobre o uso de máscaras, apresentaram menores taxas de hospitalização.

Estudo da Pfizer indica a segurança da vacina para crianças de 5 a 11 anos também
Matéria publicada no The New York Times destaca os resultados obtidos pela Pfizer em estudo de fase 3 da eficácia da vacina de RNAm em crianças entre 5 a 11 anos. No entanto, ainda não há autorização do FDA para aplicação nessa população. Além disso, existe o receio que muitos pais não levem seus filhos para serem vacinados.

Estudo aponta que o Brasil se destacou como polo mundial na geração de variantes do SARS-Cov-2
Matéria do Uol destacou estudo realizado por brasileiros publicado na Viruses. Os autores analisaram dados de sequenciamento genético de diferentes países, e observaram que o Brasil se destacou como hotspot na geração de novas variantes. Isso pode ter ocorrido pela alta transmissão e por não ter adotado medidas mais restritas necessárias para conter o vírus.
Pesquisadora que liderou o desenvolvimento da vacina de Oxford/AstraZeneca afirmou que 3a dose pode ser desnecessária na maior parte da população
Artigo do The New York Times destaca trecho de entrevista concedida pela pesquisadora Sarah Gilbert, de Oxford, ao The Daily Telegraph. Segundo a pesquisadora, as vacinas estão apresentando uma boa resposta na maioria da população, e, portanto, a terceira dose deve ser priorizada apenas aos idosos e imunocomprometidos. Além disso, destacou a questão ética que se impõe de distribuir e vacinar o resto do mundo.

Análise de casos em UCSD, aponta queda de efetividade das vacinas e aumento de infecções pela Delta
Artigo publicado no NEJM (The New England Journal of Medicine) mostra análise de um grupo da UCSDH (University of California San Diego Health) sobre as infecções e as variantes em circulação em um sistema de saúde com alta taxa de vacinação entre os empregados. Os pesquisadores calcularam a efetividade das vacinas acima de 90% de Março a Junho, mas com queda para 65.5% em Julho. Ao mesmo tempo, percebeu-se um crescente aumento de infecções, liderado em sua maioria pela variante Delta. No podcast do NEJM, os editores da revista aproveitaram para discutir os principais pontos desse artigo e suas limitações.

Estudo aponta disfunção renal em pacientes após a fase aguda da COVID
Estudo publicado no JASN (Journal of the American Society of Nephrology) aponta que pacientes que sobreviveram a COVID-19 apresentam um risco maior de apresentarem doenças renais após a fase aguda da doença. No estudo, foram analisados os dados de mais de 1.700.000 de veteranos de guerra americanos, o que incluiu mais de 89.000 sobreviventes de COVID-19.
Estudo com vacinas da AstraZeneca e CoronaVac aponta a menor eficácia em relação a mortes em faixas etárias elevadas, segundo estudo realizado pela Fiocruz
Matéria do Estadão discute estudo divulgado na sexta pela Fiocruz. Os resultados podem apontar a necessidade da 3ª dose para pessoas idosas.

Pacientes que foram hospitalizados com COVID-19 apresentam pior quadro geral de saúde do que grupo controle após 1 ano, indica estudo
Sobreviventes de COVID-19 apresentaram após 12 meses mais problemas de mobilidade, dor ou desconforto, ansiedade ou depressão, e mais sintomas prevalentes do que o grupo controle.
Estudo destaca a importância da transmissão por aerossóis de doenças respiratórias
Revisão publicada na Science destaca os conhecimentos obtidos sobre a transmissão por aerossóis do SARS-CoV-2 e de como essa via tem sido negligenciada por anos em diversas doenças respiratórias. Os autores destacam a importância de melhor avaliar os mecanismos de transmissão de outras doenças respiratórias e de se aplicar melhores sistemas de ventilação.
Vacinas podem apresentar menor eficácia contra a variante Delta
Matéria do New York Times destaca pesquisa realizada por autoridades de saúde dos EUA do CDC. Não é claro se a diminuição na proteção foi gerada pela maior proporção da variante Delta ou se pelo tempo desde a aplicação das doses.