Últimas atualizações
Estudo aponta a necessidade de terceira dose da CoronaVac em pessoas acima de 55 anos
Estudo conduzido por um grupo de cientistas brasileiros aponta a menor efetividade da vacina em pessoas acima dos 55 anos. Recentemente, o Ministério da Saúde apontou a possibilidade de oferecer doses de reforço para idosos e profissionais de saúde.
EUA irá oferecer doses de reforço a partir de setembro
Segundo matéria da Reuters, o governo americano pretende iniciar a oferta de doses de reforço da vacina contra a COVID-19 a partir de 20 setembro. Isso ocorre em um momento em que a Delta ganha espaço.
Boston Globe destaca que o Brasil tem se vacinado, apesar dos esforços contrários de representantes do governo federal
Matéria do Boston Globe mostra que o brasileiro tem se vacinado e tem a tendência a apresentar altas taxas de vacinação, apesar de toda a polarização e politização gerada em cima do tema mais recentemente.
Variante Gama-plus já foi identificada em diferentes regiões do Brasil
Matéria do Uol destaca o sequenciamento que encontrou a variante Delta-plus circulando em diferentes regiões do Brasil. O Brasil tem sido motivo de preocupação nacional e internacional por sua baixa capacidade de sequenciamento genético viral, o que gera um quadro escuro sobre as variantes que estão em circulação no país.
Com o aumento das variantes, OMS destaca que será necessário uma maior porcentagem de vacinados
Coluna da Uol destaca mensagem recente da OMS sobre a necessidade de uma alta porcentagem de vacinados contra a COVID-19 para controlar a doença. Com o aumento da transmissão associado às variantes, o porcentual necessário que se acreditava para controlar a doença ao redor de 70-75% já não pode ser suficiente.
Pesquisa aponta a necessidade de 3ª dose da Sinovac em idosos
Matéria da Uol destaca pesquisa realizada na China com pessoas que tomaram a Sinovac. Os dados apontam o benefício de uma 3ª dose em idosos no combate à COVID-19.
Pacientes idosos podem apresentar sintomas incomuns de COVID-19
Matéria do New York Times destaca pesquisa realizada com prontuários eletrônicos de pacientes idosos de COVID-19. Cerca de um terço dos pacientes apresentaram algum tipo de mudança do humor, quedas, dificuldade em andar, ou outros sintomas correlacionados.
Parte das crianças que tiveram quadros assintomáticos a moderados podem estão enfrentando a “COVID longa”
Matéria do New York Times destaca pesquisas recentes que apontam o recente pico de infecções em crianças, possivelmente devido a maior predominância da variante Delta. Além disso, aponta alguns sintomas da “COVID longa” que podem estar atingindo a população pediátrica, como confusão mental.

Chile irá iniciar doses de reforço para vacinados com a Coronavac. EUA, França, Alemanha e Israel têm adotado a mesma estratégia para diferentes vacinas
Matéria da Reuters aponta que o Chile irá iniciar a aplicar uma terceira dose, como reforço, para vacinados com a Coronavac no país. A decisão ocorreu após estudo apontar que, após alguns meses, a vacina perde parte da sua eficácia. Iniciarão com a aplicação da vacina de Oxford/AstraZeneca para pessoas acima de 55 anos que tomaram vacina no início do ano. EUA, França, Alemanha e Israel têm adotado a terceira dose, indo de forma contrária a recomendação da OMS de doar o excedente de vacinas para os países que ainda estão com uma taxa de cobertura baixa.

Segundo o CDC, apesar de ser raro, pessoas vacinadas que contrair COVID-19 podem transmitir o vírus
Artigo do New York Times destaca achados recentes do CDC. O órgão aponta que com a variante Delta, mesmo pessoas que estejam completamente vacinadas e que eventualmente contraiam o vírus comunitariamente, as taxas de transmissão podem ser elevadas e semelhantes em pessoas vacinadas e não-vacinadas. É importante ressaltar que as vacinas continuam sendo seguras, eficazes e necessárias, pois evitam casos graves (com hospitalização) e mortes.