Últimas atualizações
Segundo diretor do Butantã, estudo preliminar indica que CoronaVac é eficaz contra novas variantes
De acordo com matéria do Uol, foi realizado um estudo com 35 pessoas que analisou a eficácia da CoronaVac contra as novas variantes. A pesquisa ocorreu com amostras de soro de sangue obtidos durante a fase 3 do estudo clínico.
É importante aguardar os dados serem publicados para análise mais criteriosa pela comunidade científica.
Campanhas de desinformação sobre vacinas da COVID-19 se propagam
De acordo com matéria publicada no The New York Times, o governo russo estaria por trás de campanhas de desinformação que atacam as vacinas desenvolvidas em território europeu e americano enquanto propagam sua própria vacina. Segundo a matéria, as campanhas têm focado países da América Latina.

CDC vincula comer em restaurantes e ausência de mandato de uso de máscaras à disseminação do vírus nos EUA
O uso de máscaras, segundo a instituição, apresentou correlação com menor número de infecções e mortes por COVID-19. Além disso, observaram que condados em que restaurantes abriram para refeição no local (tanto em espaço fechado quanto em área externa) houve um aumento em infecções diárias cerca de seis semanas depois, e um aumento na mortalidade após dois meses.
Dados preliminares indicam que a vacina de Oxford pode ser eficaz contra a variante P1, afirma jornal
Segundo matéria do Estadão, os dados indicam que não será necessário adaptar a vacina para a nova variante detectada primeiramente em Manaus.

Estado de São Paulo atinge pico de UTIs ocupadas especialmente por pessoas mais jovens
Matéria publicada no Uol reporta o aumento de internações por coronavírus em pessoas mais jovens no estado de São Paulo. Um dos motivos, segundo a matéria, seria a maior exposição e a demora pela busca de assistência médica.

Variante P1 (Amazônia) é 2x mais transmissível e apresenta carga viral 10x maior
Pre-print de estudo realizado por pesquisadores da Fiocruz aponta que a variante primeiramente identificada na Amazônia, a P.1., apresenta carga viral cerca de dez vezes maior e pode ser até duas vezes mais transmissível que a variante B.1.1.28 em co-circulação.
EUA apreendem mais de 1 milhão de máscaras falsas
Matéria do New York Times discute o grande número de máscaras N95 faltas que têm circulado durante a pandemia. Muitas vezes, eles não oferecem a proteção adequada e sujeitam os indivíduos a um risco maior de contaminação.
Como saber se a N95 que estou comprando online é original?
O New York Times preparou uma reportagem explicando alguns cuidados importantes que o consumidor precisa ter quando vai comprar sua máscara.

A variante encontrada na Inglaterra pode ser mais letal do que as variantes originais
Matéria do The New York Times o que alguns cientistas têm alertado: a variante primeiramente encontrada na Inglaterra apresenta uma possibilidade real de ser mais letal do que as outras variantes originais em circulação. Porém, as razões sobre essa possível maior letalidade ainda não estão completamente claras.

Casos de síndrome inflamatória pediátrica relacionada a COVID estão mais graves e aumentando
Reportagem do The New York Times discute alguns achados recentes sobre a Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P) que tem afetado muitas crianças e está relacionada a COVID-19. Médicos alegam que os casos que chegam ao hospital agora são mais graves do que os que chegavam durante a primeira onda.