Últimas atualizações

FAQ sobre reabertura de escolas
O PanFab organizou uma página com perguntas e respostas que podem ser úteis para diretores, professores e funcionários de escolas. Acesse o FAQ sobre reabertura de escolas.
África do Sul suspende o uso da vacina de Oxford após estudo indicar proteção limitada
Notícia publicado na Science discute os resultados recentes de estudo realizado por uma universidade na África do Sul que mostrou eficácia significantemente reduzida contra casos e leves e moderados de COVID pela variante encontrada na África do Sul, B.1.351.
China aprova uso da CoronaVac
Matéria do Uol repercurte a aprovação da CoronaVac na China.

Vacina de Oxford apresenta 82% de eficácia com intervalo de 3 meses entre as duas doses
Matéria publicada em O Estado de São Paulo discute os dados publicados da vacina, que apresentou 82% de eficácia com um intervalo de 12 semanas entre as duas doses. E, surpreendentemente, uma eficácia de até 76% em 22 dias após aplicação da primeira dose.

Podemos precisar de máscaras melhores para controlar o contágio
Com as novas variantes se espalhando cada vez mais, máscaras de pano caseiras podem não ser suficientes. Muitos experts estão indicando o uso de duas máscaras e/ou máscaras N95 ou semelhantes para a população geral, em especial em ambientes fechados ou com um número maior de pessoas. No entanto, é necessário cuidado. Muitas empresas têm oferecido máscaras falsas que não oferecem a proteção necessária e não foram submetidas a testes rigorosos de filtração e eficiência.

Estudo aponta que crianças podem apresentar anticorpos para COVID-19 mesmo não tendo contraído a doença
Estudo publicado na Science, e apresentado em matéria do The New York Times, apresenta dados que indicam a presença de anticorpos causados pela infecção de outros coronavírus sazonais que podem oferecer proteção cruzada.

Devido a nova mutação, Europa incentiva o uso de máscaras cirúrgicas e N95
Reportagem publicada no The Washington Post discute as medidas tomadas nessa semana pela Alemanha e França. Devido a novas mutações, em especial a B.1.1.7, a Alemanha tornou mandatório o uso de máscaras cirúrgicas, N95 e KN95. Ao mesmo tempo, o governo francês tem desencorajado o uso de máscaras de pano caseiras ineficientes.

Segundo epidemiologista, nova mutação é a explicação mais plausível para Manaus
Entrevista com o epidemiologista Jesem Orellana (Fiocruz) publicada no jornal O Estado de São Paulo. O epidemiologista afirma que alertas foram feitos nos últimos meses sobre o quadro de Manaus e critica a falta de medidas adequadas de controle de transmissão.

2020 foi o ano mais mortal da história do Brasil, segundo levantamento de cartórios
Segundo os dados, morreram 1,4 milhões de pessoas em 2020, o que representa um aumento de 8,9% em relação ao ano anterior. A média de crescimento de mortes dos anos anteriores não havia ultrapassado 1,9%.
![Qual o seu lugar na fila da vacinação? [O Globo]](https://images.squarespace-cdn.com/content/v1/5eda554472e98b5b3bb520f1/1610390232608-ZY0E0YQWL86P3CMAPK9O/image-asset.jpeg)
Qual o seu lugar na fila da vacinação? [O Globo]
O jornal O Globo criou um infográfico com os planos de vacinação para a COVID-19 apresentados até o momento pelo Ministério da Saúde e pelo estado de São Paulo. Através das perguntas respondidas pelo leitor é possível se ter uma ideia de qual grupo se enquadra melhor.