Podemos precisar de máscaras melhores para controlar o contágio
Matéria publicada no The Boston Globe, com entrevista com um especialista que trabalhou na criação de estratégias para controle da Zika e Ebola, apresenta dicas para a escolha de melhores máscaras e o motivo pelo qual isso possa ser importante no momento atual.
Com as novas variantes se espalhando cada vez mais, máscaras de pano caseiras podem não ser suficientes. Muitos experts estão indicando o uso de duas máscaras e/ou máscaras N95 ou semelhantes para a população geral, em especial em ambientes fechados ou com um número maior de pessoas. No entanto, é necessário cuidado. Muitas empresas têm oferecido máscaras falsas que não oferecem a proteção necessária e não foram submetidas a testes rigorosos de filtração e eficiência. Outro cuidado importante é com o correto uso dessas máscaras. Elas precisam estar bem vedadas ao rosto, não permitindo o vazamento de ar (Uso correto de EPIs).
Caso nenhuma das opções apresente uma boa vedação, uma escolha é o uso de máscaras elastoméricas (Alternativas a N95). Elas são reutilizáveis (com troca apenas do filtro) e, algumas, oferecem uma ajuste melhor ao rosto por ter uma espécie de almofada preenchida com gel ao seu redor.
Leia a matéria completa em:
You may need a better mask. Here’s how to find one. The Boston Globe. 27.01.2020